Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais povoou o Brasil, sendo o povo que mais influenciou na formação da cultura brasileira. Uma das mais evidentes contribuições do povo português para o Brasil foi a Língua Portuguesa que , como a religião católica, foi decorrente da colonização.
Os imigrantes portugueses foram atraídos pelos bens que a nova terra lhes oferecia, pela exuberância de sua natureza, suas afinidades lingüísticas e seu solo adequado ao cultivo agrícola e pastoril.
Os primeiros colonos portugueses chegaram na região logo após o descobrimento do Brasil em 1500, porém a imigração no século XVI foi pouco expressiva, com a vinda de imigrantes de elite e alguns minhotos pobres, que saíram de sua terra natal devido a falta de trabalho, e só se tornou significativa a partir do século XVII.
No século XVIII o fluxo migratório aumentou graças a descoberta de ouro em Minas Gerais e ao aprimoramento dos meios de transporte aquático. No final do século, com a decadência da mineração a imigração teve uma queda. Após a independência a imigração ficou estagnada, mas voltou a crescer com o fim do tráfico negreiro, quando houve necessidade de mão-de-obra e a expansão das plantações de café.
A partir de então a imigração tomou caráter quase que exclusivamente urbano e o perfil do imigrante português se alterou. Antes, a maioria eram homens solteiros e, então, as mulheres passaram a chegar no Brasil e as crianças menores de 14 anos eram 20% dos imigrantes e de uma elite nos primeiros séculos de colonização, passou-se a um fluxo de imigrantes pobres a partir da segunda metade do século XIX. Esses últimos acabaram contribuindo para a formação da imagem negativa do imigrante português na qual os generalizamos como pessoas intelectualmente pouco qualificadas, se tornando alvos de preconceito.
Grande parte dos imigrantes portugueses do século XIX dedicou-se ao comércio, como por exemplo pequenas vendas e padarias, outros tornaram-se operários nas indústrias.
Hoje, a imigração de portugueses no pais é menor e muito diferente da anterior, são agora profissionais qualificados chamados por empresas multinacionais em decorrência do processo de globalização.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_no_Brasil
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/demografia_imigracoes/brasil_imigracoes_portugal
http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Portugueses%C2%A0